SISTEMA ETICS

Home SISTEMA ETICS SISTEMA ETICS

SISTEMA ETICS

O consumo de energia e a mudança climática são duas questões importantes para a nossa sociedade e estão directamente influenciados pelo estilo de vida actual.

 

A poupança de energia e a protecção do meio ambiente exigem ao sector da construção medidas, políticas e melhores práticas. A instalação de isolamento térmico adequado em fachadas, permite economizar grande parte do consumo energético dotando o edifício de uma nova envolvente térmica que proporciona protecção em termos de isolamento térmico mas também de protecção acústica e até mesmo de humidade e fogo.

 

A renovação da envolvente de um edifício é uma das principais intervenções que se podem realizar para melhorar o parque de edifícios existentes. Isolar uma habitação pelo exterior, seja numa obra nova ou de reabilitação, é mais eficiente que isolar pelo interior. A principal vantagem destes sistemas é que toda a envolvente do edifício fica isolada, eliminando as pontes térmicas, protegendo a estrutura do revestimento das variações de temperaturas de exterior e interior, gerando um menor consumo energético e consequentemente, maior economia nos custos e no ambiente, tudo sem reduzir a área útil do prédio ou casa a intervir externamente.

O QUE É O SISTEMA ETICS ?

O sistema ETICS, é uma solução de isolamento térmico exterior que nasceu na Europa Central por volta do ano 1950 como recurso de reabilitação energética, principalmente como protecção térmica dos edifícios contra o Inverno, e agora utilizado em todo o mundo também como protecção contra o calor, mesmo em regiões mais quentes. Em geral, o ETICS é um sistema de isolamento exterior mais económico e mais eficiente, uma vez que, além de eliminar as pontes térmicas lineares (frentes de lajes, pilares, vigas, janelas vazios), tira o máximo partido da inércia térmica da parede existente, evita o efeito de parede fria, evita o desconforto e sofrimento associado, protege a parede da mudança climática, optimiza a protecção contra humidade envolvente, controla a permeabilidade ao ar ao eliminar todas as fissuras no revestimento e, portanto, a infiltração exterior, evita o risco de condensação superficial e consequentemente danos causados por humidade, prolongando a vida útil do edifício. Estes sistemas são adequados tanto para novas construções como para reabilitação em qualquer tipo de construção.

 

A instalação de um sistema ETICS permite a acumulação de calor na parede isolada e aproveitar a inércia térmica do muro de suporte. O aumento da inércia térmica interior permite uma melhoria do conforto térmico no inverno, uma vez que toda a massa de isolamento do edifício pode armazenar calor. No Verão, as paredes actuam como reguladoras da temperatura, absorvendo o calor durante as horas mais quentes do dia para transmiti-lo durante a noite, o que também melhora do conforto térmico nesta estação. No caso de reabilitações energéticas, a instalação de um ETICS, não causa desconforto para os habitantes do edifício porque todas as acções são executadas no exterior sem ser necessário o despejo.

A NOSSA EMPRESA É ESPECIALISTA E CERTIFICADA NA APLICAÇÃO DO ETICS

O nosso vasto portefólio faz-nos orgulhar de todas as obras que tiveram a mão do ISOtherm, muitas dessas obras situam-se em locais de grande relevância no mercado Português e muitas outras tiveram a colaboração de grandes e prestigiados gabinetes de arquitectura. Entre centenas de Obras podemos distinguir em termos empresariais, o Hotel Sana Royal Falésia, vencedor do “Melhor Empreendimento Imobiliário Turístico”, em 2012, o Hotel Resort Conrad Palace, Hotel Oitavos, Edifício Alfra Park diversas escolas públicas e diversos postos de abastecimento da Galp e Repsol e em termos particulares destacamos variadas moradias em zonas como a Quinta da Marinha, Quinta da Beloura ou o Centro Histórico de Sintra.

 

 

Leave YourComments

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *